Uma conciliadora de cartões ajuda o departamento financeiro a encontrar a resposta que o persegue durante todo o mês: será que as contas a receber vieram com cobranças indevidas?
O trabalho manual e os consequentes erros são as maiores dores de cabeça para quem trabalha com a gestão financeira empresarial. Ninguém gosta de retrabalho, mas é uma ilusão acreditar que sistemas ultrapassados vão agilizar processos e melhorar a produtividade.
Apesar disso e também por causa disso, empresas de todos os tamanhos têm buscado reduzir riscos e custos, além de melhorar a qualidade dos dados obtidos para gerar informações pertinentes à tomada de decisões.
As vantagens de implementar uma conciliadora de cartões na gestão financeira são muitas. Mas, elas costumam não ser notadas quando uma empresa que está crescendo tem a cultura de planilhas de Excel muito enraizada.
É uma reação natural, considerando que a planilha não é capaz de mostrar o que o gestor financeiro pode estar fazendo de errado – você sabia que 88% da planilhas contêm algum erro?
Só em 2020, a Equals registrou mais de R$ 84 milhões em cobranças indevidas. Uma cobrança indevida acontece quando as operadoras de cartão fazem descontos em taxas com valores diferentes do combinado em contrato ou em duplicidade. Também pode acontecer o descumprimento de prazos, que costumam causar problemas no fluxo de caixa e no capital de giro das empresas.
Como falamos no início, o conciliador de cartões permite a conferência dos dados relacionados as vendas realizadas em cartão de crédito.
A principal função de um conciliador de cartões, é automatizar o processo de conferência das vendas realizadas em cartão de credito e debito, garantindo que os valores repassados estão de fato corretos.
O conciliador de cartões é uma ferramenta que permite realizar toda a gestão de recebíveis da empresa de forma efetiva, considerando todos os encargos envolvidos no processo de vendas.
Existem diversos custos imputados as vendas, que necessitam de conferência, e fazê-lo de forma manual além de ser inviável também está fortemente sujeito a erros de conferência.
O conciliador de cartões é capaz de comparar todos os detalhes entre a venda e o recebimento dos valores, validando a cobrança de taxas administrativas, de conectividade, de transações, de antecipações e até o valor cobrado pelo aluguel das maquininhas.
Ter um conciliador no qual cruze informações de vendas, do seu ERP mais vendas de adquirentes e consulte os extratos bancários é extremamente complicado de ser feito? Não, nós da Compucenter Software possuímos o software ideal para realizar a sua conciliação e integração de forma simples e segura.
Não importa qual seja o segmento ou o tamanho da sua empresa, a conciliação é essencial para se ter mais controle e segurança em suas vendas!