Margem de lucro e markup são dois conceitos essenciais em qualquer empresa, mas muitos empresários e contadores confundem constantemente o significado e aplicação desses dois termos.
A diferença entre a margem de lucro e markup é notável, mas a confusão é válida quando não se tem o total entendimento dos conceitos.
O erro no uso desses termos pode levar a uma configuração de preços muito alta ou baixa, resultando em vendas perdidas ou lucros perdidos, respectivamente.
Esse artigo tem por objetivo tirar todas as dúvidas em relação a esses dois termos muito importantes para uma organização.
MARKUP
O markup é um índice utilizado para a definição do preço de venda de um produto ou serviço. É um índice aplicado no custo do produto e o resultado vai determinar o preço final de venda do mesmo.
MARGEM DE LUCRO
A margem de lucro é quanto representa percentualmente o lucro em relação ao preço de venda. Ou seja, é um valor percentual.
Dessa forma, o markup é apenas um índice para definir o preço de venda, e não é considerado uma margem de lucro.
UM EXEMPLO PARA MELHOR ENTENDIMENTO
Um produto tem o custo de R$ 10,00. O seu preço de venda é R$ 20,00 nesse caso, a margem de lucro é de 50%.
Vamos entender melhor analisando a fórmula. A fórmula para calcular a margem de lucro é:
Margem de lucro = Preço – Custo / Preço
Assim, a margem de lucro não pode ser maior que 100%, pois o lucro líquido nunca será maior que o preço de venda (a não ser que não houvesse custo algum ou despesa, o que é praticamente impossível).
Aplicando os valores do exemplo que demos, fica da seguinte forma:
Margem de lucro = 20 – 10 / 20
Margem de lucro = 0.5 ou 50%
A margem de lucro é de 50%.
CÁLCULO DO MARKUP
O índice de markup é calculado com a seguinte fórmula:
Markup = 1 / 1 – Despesas variáveis (%) – Margem de lucro (%)
As despesas variáveis são as despesas que dependem da venda, como por exemplo os tributos na saída.
Percebam que a margem de lucro faz parte da fórmula de cálculo do markup, ou seja, são coisas diferentes.
CÁLCULO DO PREÇO DE VENDA
Assim, para definir o preço de venda do seu produto você deverá utilizar outra fórmula, já tendo o markup definido.
A fórmula é: Preço de venda = Custo líquido X Markup
Uma boa maneira de memorizar a diferença entre os dois é pensar na margem de lucro como uma porcentagem e o markup apenas como um índice formador de preço.