Contar o valor que está no caixa e cruzá-lo com os dados das venda é importante para coibir fraudes.
Faça verificações não agendadas no dia a dia de um caixa.
Mas apenas isso é suficiente?
Com a tecnologia avançada de hoje, temos ela como uma grande aliada para reduzir perdas de faturamento ou até mesmo melhorar o atendimento dos colaboradores, para que fiquem mais perceptivos a fraudes.
Esses Softwares são ferramenta de gestão e auditoria, para controle e monitoramento em tempo real das operações nos checkouts. Permite a gestão da frente de caixa para prevenir e identificar perdas, além de atender as diversas demandas do varejo.
Hoje pormos gerenciar o atendimento dos funcionários e promover a melhoria de processos, através da auditoria de eventos em tempo real. Tudo para garantir mais proteção ao seu negócio a partir do cruzamento de informações de imagem e áudio com os dados registrados no caixa, aplicando a tecnologia de inteligência artificial, já está bem mais a frente do que pensávamos.
Vamos para algumas dicas:
Primeiramente é necessário mostrar a importância dessa metodologia para quem trabalha com você, para que nenhuma etapa seja negligenciada.
É preciso planejar ações e executá-las, sempre lembrando que o processo pode passar por revisões e melhoramentos constantes.
Defina quem fará o processo. O primeiro passo é definir apenas uma pessoa para ficar nessa tarefa, seja algum funcionário ou o próprio dono do negócio.
Invista em um sistema de gestão de qualidade.
Fazer um bom controle de estoque.
É importante combater de maneira efetiva este tipo de prejuízo. A frente de caixa merece não só a atenção redobrada dos varejistas como também de toda a equipe, desde o vendedor até o profissional de Prevenção de Perdas.
Existem muitos tipos de golpes e estratégias de furtos externos praticados por “clientes”. Muitas vezes esses golpes passam despercebidos, pois não são explícitos. As perdas não acontecem apenas no momento em que um suspeito furta efetivamente um produto, como quando o esconde. Elas também ocorrem através de ocultação, experimentação indevida, troca de códigos de barra, Consultores e especialistas recomendam que toda a equipe seja treinada para reconhecer atos suspeitos e saibam agir para evitar possíveis perdas, Segundo informações compartilhadas no Fórum de Perdas da ABRAS, os três principais golpes que ocorrem com bastante frequência em grandes redes do varejo são conhecidos como Golpe da Montagem, Golpe da Gaveta e Golpe do Carrinho. Estas infrações devem se tornar grandes conhecidas de toda a equipe para que sejam reconhecidas e evitadas, sempre que possível, antes mesmo de ocorrer.
OPERAÇÕES DE RISCO
• Cancelamentos indevidos de vendas, principalmente em dinheiro
• Cancelamento de item do cupom de venda
• Multiplicação indevida
• Ausência de registro de itens de venda
• Vendas com código trocado
• Descontos indevidos
• Notas falsas
O varejista pode tornar seu processo mais seguro contando com ferramentas de tecnologia que sejam capazes de monitorar as operações de frente de caixa, otimizando o momento da análise do inventário e evitando fraudes no ato da compra.
Conte com a Compucenter Software, e evite perdas, temos softwares ideais para o seu dia a dia.