A forte adoção do home office durante o período de distanciamento social gerou dúvidas e incertezas para as empresas que não contam com uma solução de controle de jornada completa como o Presence Web.
No último ano, muitas empresas precisaram se adaptar ao home office. Apesar de já ser um modelo válido e adotado por muitos empreendedores, a pandemia do novo coronavírus trouxe a necessidade do distanciamento social. Por isso, muitas equipes precisaram realizar suas atividades remotamente.
Além da preocupação óbvia com os novos desafios da gestão de equipes nesse momento, as empresas também precisam pensar nos processos internos que não podem ser deixados de lado, como o controle de ponto.
Sistemas Alternativos de Ponto Eletrônico
Os Sistemas Alternativos de Ponto Eletrônico são soluções para o controle de ponto, principalmente dentro de corporações. Com o surgimento da Portaria 373/11 do MTE, novas alternativas ao Registrador Eletrônico de Ponto (REP) apareceram. E, é claro, apoiando-se cada vez mais na tecnologia.
São alternativas ao relógio de ponto tradicional que encontrávamos na maioria das empresas antigamente. Sabe, o método tradicional utilizado para a marcação do ponto? Pois é! Com o passar do tempo e com a ascensão da tecnologia, a Lei do Ponto Eletrônico sofreu algumas alterações. Com isso, acabou evoluindo com a Portaria 373/11 do MTE, que trouxe novas possibilidades.
Afinal, como fazer o controle de ponto dos funcionários que não podem estar presentes?
Antes de mais nada, é obrigatório ter autorização por Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho. Embora sejam alternativas ao registro de ponto tradicional, tudo precisa seguir os trâmites legais, agindo segundo as normas.
Confira os outros requisitos para um sistema alternativo de ponto eletrônico:
- Não deve admitir exigência de autorização para horas extras do colaborador;
- É proibido qualquer tipo de restrição à marcação do ponto (a qualquer momento);
- Não pode haver alterações ou exclusões de marcação de ponto;
- É proibida a marcação automática do ponto;
- O sistema deve disponibilizar a impressão fiel de comprovante de ponto ao colaborador.
Então marcar ponto no celular é permitido?
A resposta é SIM! Um dos Sistemas Alternativos de Ponto Eletrônico mais utilizados pelas pequenas e grandes corporações é o aplicativo. O app para registro de ponto do colaborador atua na nuvem e garante a segurança de todas as informações. As atualizações, por sinal, acontecem rapidamente e de forma automática, em poucos cliques.
Os softwares destinados a esse fim ganham cada vez mais competitividade no mercado. Afinal, ninguém mais quer ficar dependente de marcar ponto fisicamente no local de trabalho, não é mesmo? Com o app para registro de ponto, a geolocalização auxilia nesse processo, garantindo maior mobilidade ao seu funcionário.
Também não é preciso de internet para a marcação, e o colaborador tem todos os seus dados na palma da mão. Estes dados, por sua vez, transmitem-se para o seu sistema de forma automática. Então, conferem ampla visualização sobre horários de saída, entrada e até mesmo pausas para descanso.
Essa modalidade de marcação de ponto cresceu muito durante a pandemia do novo Coronavírus, em que muitas empresas aderiram ao home office. Assim, essa é uma aposta garantida para quem deseja maior flexibilidade e controle hábil sobre a jornada de trabalho de seu colaborador.
Gostou? Saiba com um dos nossos consultores de como ficar por dentro com o Presence Web.