O ribbon é principalmente indicado para fazer etiquetas personalizadas e códigos de barras, já que gera muito mais economia de materiais e acaba tendo um custo baixo. Entretanto, ele é fabricado com configurações distintas, exigindo diferentes tipos de impressoras.
Os ribbons podem ser revestidos de cera, de resina ou uma mistura entre os dois “Misto” – o uso do material depende do tempo que a impressão precisa durar, qual o tipo de papel ou filme, a resistência a agentes químicos, a altas e baixas temperaturas, entre outros critérios. Quando a escolha dos ribbons e do material das etiquetas é acertada, a impressão é muito mais duradoura e com maior qualidade. Além disso, o ribbon protege a cabeça de impressão das impressoras., pois evita o contato direto com o papel ou com o filme.
Ou seja, dependendo dos fatores e das características de cada impressão, será necessário o uso de um tipo de ribbon. Conheça os 3 tipos e quando cada um deles deve ser utilizado.
Ribbon de Cera
É um dos materiais com a melhor condição de derretimento, pois precisa de temperaturas mais baixas para fazer as impressões. O custo de manutenção é menor e exige menos da cabeça de impressão, o que garante uma vida útil maior para o equipamento. Como a cera é um material mais frágil, ela não é indicada para situações em que os produtos ficarão expostos a ambientes com variação de temperatura, alta umidade ou atritos, e comum ser utilizado em:
- etiquetas nutricionais;
- etiquetas para inventários;
- etiquetas farmacêuticas;
- etiquetas de parquímetro;
- etiquetas para transporte.
Ribbon de Resina
O Ribbon de Resina oferece a melhor qualidade e resistência, pois tem alta aderência em materiais como filmes ou de base especial. Além disso, costuma ter alta qualidade e durabilidade das impressões, resistente até mesmo a produtos químicos, água e exposição solar, tem uma durabilidade bem maior e resiste a mudanças de temperaturas, suportando até mesmo o congelamento, Desse modo, a película é aplicada em filmes, como o bopp, e é usada em:
- etiquetas de itens hospitalares;
- etiquetas de produtos armazenados em câmaras frias;
- etiquetas automotivas;
- etiquetas de produtos químicos.
Ribbon Misto
O Ribbon Misto é uma mistura entre a qualidade da resina e a funcionalidade da cera. É feito com 50% de resina e 50% de cera, assim, precisa de maior temperatura do que o ribbon de cera, mas a temperatura é menor do que a necessária para o ribbon resina, as impressões vêm com mais qualidade do que as feitas com ribbon de cera, mas são piores do que as de resina. Estes ribbons são ideais para impressões de resistência média, como papéis, rótulos e etiquetas que precisam resistir a água, mas não a produtos químicos. É usado, principalmente, em:
- etiquetas para gôndolas;
- etiquetas de estantes;
- etiquetas para indústrias automobilísticas
- etiquetas para componentes;
- etiquetas de advertência.
Quais as vantagens de usar o ribbon?
Por formar uma película plástica, o ribbon garante uma proteção maior da impressão e mais resistência. Porém, não é só isso, pois há outras vantagens de usar a fita de transferência térmica, como proteger a cabeça de impressão do contato direto com o filme ou o papel.
Um dos principais benefícios de usar o ribbon é a alta qualidade para a visualização de códigos de barras, algo que é essencial no varejo, por exemplo. Caracteres menores são impressos com mais definição, e isso garante uma apresentação superior, bem como maior resistência para a impressão não ser apagada.
Agora que você sabe a diferença, fale com um dos nossos consultores e garanta o seu Ribbon.