Uma dúvida comum de muitos clientes é com relação ao terminal de consulta de preço. Afinal, ainda que eles existam há muitos anos, o uso dos mesmos pode ser confuso para alguns empresários, que não entendem exatamente o papel dessa tecnologia.
É comum não entender bem o que é o terminal de consulta de preço, principalmente para supermercados. Mas a ideia é muito simples: esses terminais são máquinas instaladas em pontos estratégicos do negócio, que permite que o cliente efetue a leitura de código de barra do produto e saiba exatamente o preço do mesmo
É obrigatório por lei?
No caso de estabelecimentos que possuem mercadorias registradas por código de barra, o uso do terminal é obrigatório por lei, em vigor desde 2006.
Essa obrigatoriedade é determinada pelo decreto de nº 5.903, dentro da Lei nº 10.962, e possui algumas regras. No caso de supermercados obrigados a usar o terminal de consulta, a lei prevê que cada terminal deve estar a pelo menos 15 metros do cliente.
Além disso, o local de instalação deve ser indicado por cartazes suspensos. Não basta, portanto, disponibilizar apenas etiquetas nas prateleiras com o valor dos produtos.
E quais as vantagens do terminal de consulta?
Ainda que seja obrigatório, a verdade é que o terminal de consulta de preço veio para ajudar a gestão dos supermercado e traz vantagens importantes. Em estabelecimentos maiores, ele pode ser ainda mais crucial, e evitar a insatisfação do cliente. Confira algumas das vantagens dos terminais de consulta de preço:
- Preços são atualizados imediatamente
- Clientes ganham mais autonomia
- O consumidor tende a confiar mais
- Os terminais são conectados com o software
Agora, ficou claro que o terminal de consulta de preço é obrigatório por lei, mas traz vantagens importantes para seu negócio, certo?
Obrigado.