Entenda a diferença entre Margem de lucro e Markup

Margem de lucro e markup são dois conceitos essenciais em qualquer empresa, mas muitos empresários e contadores confundem constantemente o significado e aplicação desses dois termos.

A diferença entre a margem de lucro e  markup é notável, mas a confusão é válida quando não se tem o total entendimento dos conceitos.

O erro no uso desses termos pode levar a uma configuração de preços muito alta ou baixa, resultando em vendas perdidas ou lucros perdidos, respectivamente.

Esse artigo tem por objetivo tirar todas as dúvidas em relação a esses dois termos muito importantes para uma organização.

MARKUP

markup é um índice utilizado para a definição do preço de venda de um produto ou serviço. É um índice aplicado no custo do produto e o resultado vai determinar o preço final de venda do mesmo.

MARGEM DE LUCRO

margem de lucro é quanto representa percentualmente o lucro em relação ao preço de venda. Ou seja, é um valor percentual.

Dessa forma, o markup é apenas um índice para definir o preço de venda, e não é considerado uma margem de lucro.

UM EXEMPLO PARA MELHOR ENTENDIMENTO

Um produto tem o custo de R$ 10,00. O seu preço de venda é R$ 20,00 nesse caso, a margem de lucro é de 50%.

Vamos entender melhor analisando a fórmula. A fórmula para calcular a margem de lucro é:

Margem de lucro = Preço – Custo / Preço

Assim, a margem de lucro não pode ser maior que 100%, pois o lucro líquido nunca será maior que o preço de venda (a não ser que não houvesse custo algum ou despesa, o que é praticamente impossível).

Aplicando os valores do exemplo que demos, fica da seguinte forma:

Margem de lucro = 20 – 10 / 20

Margem de lucro = 0.5 ou 50%

A margem de lucro é de 50%.

CÁLCULO DO MARKUP

O índice de markup é calculado com a seguinte fórmula:

Markup = 1 / 1 – Despesas variáveis (%) – Margem de lucro (%)

As despesas variáveis são as despesas que dependem da venda, como por exemplo os tributos na saída.

Percebam que a margem de lucro faz parte da fórmula de cálculo do markup, ou seja, são coisas diferentes.

CÁLCULO DO PREÇO DE VENDA

Assim, para definir o preço de venda do seu produto você deverá utilizar outra fórmula, já tendo o markup definido.

A fórmula é: Preço de venda  = Custo líquido X Markup

Uma boa maneira de memorizar a diferença entre os dois é pensar na margem de lucro como uma porcentagem e o markup apenas como um índice formador de preço.

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