Tabela NCM 2022, o que muda?

Isso significa que o empreendedor que emite notas deve ficar atento às mudanças, a fim de garantir que estará registrando suas notas de acordo com as normas em vigor no momento.

A SEFAZ divulgou recentemente uma atualização na lista de NCMs válidos para emissão da nota fiscal eletrônica.

NCM é a sigla para Nomenclatura Comum do Mercosul, toda e qualquer mercadoria que circula no Brasil deve ter este código. A NCM permite a identificação padronizada das mercadorias comercializadas, ou seja todo produto possui uma NCM.


São 537 novas NCM 2022 e 441 NCMS extintas. As novas Ncms entram em vigor a partir de 01/04/2022.

Mudanças este ano: NCMs e TIPI 2022

Estas alterações acontecem para adequar a lista de NCMs a nova TIPI (Tabela de Incidência do IPI), que entrou em vigor no dia 1 de maio de 2022. A nova TIPI serve para agrupar todas as alterações que foram acontecendo ao longo dos anos na tabela anterior, consolidando essas pequenas atualizações em um único documento.

Ou seja, além da mudança no próprio código do NCM, é possível que sua empresa tenha que declarar um valor de IPI diferente em suas notas fiscais, de acordo com as novas regras.

Tabela NCM 2022 atualizada

Você pode consultar a lista de NCMs atualizada  acessando o portal da Nota Fiscal Eletrônica (na opção “Tabela de NCM e respectiva uTrib (Comércio Exterior) – Vigente a partir de 01/04/2022”).

Na dúvida sobre a melhor classificação para seus produtos? Uma dica é consultar o NCM utilizado pelo seu fornecedor, em suas notas de compra de mercadoria. Ou ainda, a sua contabilidade também poderá te orientar sobre o NCM mais adequado para sua situação.

Então, você pode usar a ferramenta de edição de produtos em massa, também é possível ajustar o NCM dos itens.

Gostou?

mais de 15000 clientes utilizam as nossas soluções

Conheça alguns de nossos clientes