Reduzir custos com a área de Compras

As empresas ainda encontram dificuldade para explorar o potencial da área de Compras, daremos 5 dicas especiais para organizar melhor esse setor de suma importância para sua empresa.

 Organize o setor de Compras

As empresas ainda encontram dificuldade para explorar o potencial da área de Compras. Manter processos de aquisição bem planejados é uma das formas de reduzir significativamente os gastos. Mas não é só isso, devem ser levadas em consideração também todas as aquisições recorrentes, os novos itens a serem comprados e incluir os projetos nesta conta.

Categorize os gastos 

É importante integrar todas as informações depois de estruturar os processos. Com os dados atualizados e consolidados, você consegue avaliar, por exemplo, onde é possível cortar gastos ou vale investir para obter um estoque de qualidade a longo prazo. As atividades de Compras, mais conhecidas por serem de backoffice, tornam-se uma vantagem competitiva.

Invista em um software adequado 

Pode parecer estranho falar sobre investimentos em tempos de crise. Mas, se você ainda não utiliza um software para ajudá-lo com a estruturação dos processos, não espere mais. Este é um aporte que o ajudará a economizar com transações futuras e, por isso, seu retorno será percebido rapidamente. Há muitas ferramentas que podem auxiliá-lo, dê preferência para aquelas que exigirão pouca, ou nenhuma, dedicação de tempo do seu time interno. Bons softwares como Uniplus, além de tornar os processos mais eficientes e escaláveis, com dados de cotações e sugestões de compras desoneram as equipes de Compras. Os compradores podem focar, assim, em ações mais estratégicas para sua empresa, sem a necessidade de se dedicar a trabalhos manuais.

Escolha seus fornecedores com atenção 

Este é um ponto muito importante! Além de optar por fornecedores com os melhores prazos, é preciso ficar atento à qualidade dos produtos e/ou serviços e o cumprimento das datas de entrega para não gerar problemas posteriores, tais como ruptura no fornecimento ou prejuízos econômicos. Na hora de escolher, outros fatores devem ser analisados, como saúde financeira, respeito às pessoas e ao meio ambiente, as normas da ISO, cobertura geográfica e a referência de outros clientes. Lembrando que nem sempre vale a pena trocar o fornecedor atual e homologado, quando pode-se tentar a renegociação do contrato vigente.    

Acompanhe os resultados

Para que os processos fiquem redondos, depois de estruturados, você deve avaliar sempre os resultados das suas negociações e o desempenho da área de Compras. Isto permite a correção de falhas e o aprimoramento dos procedimentos. É importante ter em mente que o setor de Compras envolve processos de ciclos contínuos, que devem ser constantemente aperfeiçoados e analisados de perto.

mais de 15000 clientes utilizam as nossas soluções

Conheça alguns de nossos clientes