Os empresários devem ficar atentos: a Receita Estadual passou a acompanhar as transações realizadas pelos clientes via Pix. Todas as operações nessa modalidade deverão ter cobertura de documento fiscal, como acontece atualmente com os cartões de débito e de crédito.
De acordo com o convenio CONVÊNIO ICMS Nº 50, DE 7 DE ABRIL DE 2022, a emissão do comprovante de transação ou intermediação de vendas ou serviços efetuada com cartões de débito, crédito, de loja (private label), transferência de recursos, transações eletrônicas do Sistema de Pagamento Instantâneo, e demais instrumentos de pagamento eletrônico devem estar vinculados ao documento fiscal emitido na operação ou prestação respectiva, conforme disposto na legislação pertinente.
As regras são aplicadas tanto para pessoas jurídicas inscritas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou pessoas físicas inscritas no Cadastro de Pessoa Física (CPF), ainda que não inscritas no cadastro de contribuintes do ICMS.
Qualquer dúvida que as empresas possam ter, a orientação é procurar o auxílio do contador.
Nossos softwares, permite adicionar o Pix como mais um método em soluções de pagamentos presenciais* e online, garantindo a conciliação financeira a partir de um
fluxo totalmente automatizado, deixando assim essa transação coberta pela nova legislação, agende uma apresentação e conheça mais.