Ele torna o atendimento mais dinâmico, rápido, interativo e eficiente.
Mas o que, de fato, torna o cardápio digital uma solução tão desejada?
Ele faz parte da transformação digital que acontece no segmento de food services.
É uma das várias inovações que estão tomando conta dos negócios da área:
O Cardápio Digital, para restaurantes já é uma realidade. Sistemas para gestão dos processos internos cada vez mais se popularizam e facilitam os negócios. E com isso, os restaurantes têm demandas cada vez abundantes para atender os diferentes canais – como físico e delivery.
A venda de alimentos e bebidas é totalmente impulsiva, ou seja, deu vontade de uma cerveja, um suco, uma sobremesa, se for fácil pedir, o cliente pede.
Assim, food trucks, bares e restaurantes desenvolvem sua faceta digital.
O que é um cardápio digital?
O cardápio digital é uma ferramenta tecnológica recente que já está sendo utilizada em diversos bares e restaurantes no Brasil e no mundo, é uma ferramenta tecnológica que substitui os cardápios convencionais, de papel, visualizados em formato digital, através de dispositivos como tablets ou no próprio celular, e facilitam a interação do cliente com a cozinha.
Quais são os tipos de cardápio digital?
Existem diversos tipos de cardápio digital — que se encaixam tanto na proposta do seu restaurante, como no seu orçamento e também no perfil do seu público-alvo.
Lembra que falamos que um cardápio digital não necessariamente necessita de um tablet?
É uma percepção comum de se ter, mas o importante é que o cardápio seja em formato digital.
Sua apresentação independente do dispositivo, site ou plataforma. Claro, existem opções melhores e outras mais básicas.
Entender qual a melhor para o seu estabelecimento é também uma questão de pesquisa.
Para ajudar você nesse processo, vamos explicar um pouco mais a fundo os diferentes tipos de cardápios digitais. Preparado? Vamos lá!
Board Menu tradicional
O board menu é aquele cardápio que se encontra no próprio estabelecimento.
Sua versão convencional é em papel, normalmente posicionada em um totem próximo ao balcão de atendimento ou, na versão digital, em telas que exibem o menu de maneira dinâmica.
É um tipo de cardápio bastante comum em restaurantes fast-food, pois oferece mais praticidade para o cliente — que escolhe os alimentos diretamente na fila.
Ao utilizar um menu board digital, o restaurante pode apresentar um cardápio variado, que mistura imagens estáticas e vídeos personalizados.
Desse modo, fica mais fácil apresentar promoções e ofertas de maneira atrativa, explorando tanto o dinamismo do vídeo como o potencial das telas de alta definição.
Cardápio virtual
O cardápio virtual é uma versão online do seu menu, que pode ser acessado via website do restaurante.
Pode ser tanto uma versão própria, desenvolvida para o estabelecimento, ou fornecida por uma empresa especializada no assunto. Assim, o template já está pronto e cabe ao restaurante adicionar seus itens.
O cardápio virtual possui integração com o sistema Uniplus Gourmet(Sistema de Gestão).
Desse modo, o cliente que acessar o site pode realizar o pedido, escolher o método de pagamento e também o tipo da entrega de maneira integrada.
Cardápio digital em tablet
Já o cardápio digital em tablet é o tipo de menu que vínhamos comentando no conteúdo até aqui: a versão digital do seu cardápio, mas em um tablet que fica atrelado à mesa.
Ele oferece bastante praticidade para o cliente, que pode analisar suas opções com calma, observar os ingredientes e também os complementos, para fazer o melhor pedido.
Também permite personalização do cardápio, especialmente no quesito layout e interatividade.
Desse modo, é possível inovar na forma de apresentar os pratos, seus ingredientes e benefícios.
Além disso, alguns sistemas de cardápio digital também permitem que você customize as indicações de complementos, tornando o upsell mais eficiente.
Aplicativo de cardápio digital
O aplicativo de cardápio digital trata-se da versão mobile do menu do restaurante. Pode ser desenvolvido dentro do aplicativo do estabelecimento ou, como na opção virtual, em cima de um template oferecido por um 3rd party.
É uma opção excelente para fidelizar os clientes e lançar ofertas mais exclusivas.
Além disso, o aplicativo é uma chance de manter um público cativo sempre atento às novidades, estabelecendo contato direto com ele.
Por conta dessas características, o aplicativo de cardápio digital costuma ter taxas bem baixas ou inexistentes, se comparado a outras plataformas de delivery.
Ou seja, é possível oferecer preços mais acessíveis e ofertas relacionadas mais frequentes, como frete grátis, sem ferir suas margens.
QR Code menu
O QR Code menu é um atalho para o seu cardápio digital, seja uma imagem, seu aplicativo ou mesmo o cardápio virtual em seu site.
É um dos formatos mais econômicos, pois basta que o cliente aponte a câmera do smartphone para um QR Code colado em sua mesa para acessar as opções.
Cardápio integrado ao sistema de gestão
O cardápio integrado ao sistema de gestão é uma ótima solução para quem possui garçons atendendo as mesas. Afinal, não é porque o cardápio é digital que você não precisa contar com funcionários ajudando no atendimento às mesas.
Com o cardápio integrado ao sistema de gestão, o garçom pode anotar, personalizar e enviar para produção os pedidos diretamente da mesa.
Tudo acontece de maneira automática e em tempo real, facilitando a comunicação entre salão e cozinha.
Para isso, ele utiliza um aparelho móvel, que pode ser seu próprio smartphone ou tablet (que também pode ser do estabelecimento). Existem também PDV Móveis utilizados para essa função.
Quais são as vantagens do cardápio digital?
Se você ainda está em dúvida se deve ou não adotar essa ferramenta. Veja, a seguir, a lista de vantagens do cardápio digital:
- rapidez da escolha por parte dos consumidores;
- menores chances de erros nos pedidos;
- flexibilidade para renovar o cardápio;
- facilidade para que os clientes visitem com frequência o restaurante;
- permite que a avaliação do atendimento seja feita em tempo real;
- possibilidade de disponibilizar o cardápio em outros idiomas.
Depois de conhecer todas essas vantagens, você está disposto a inovar optando pelo cardápio digital?