O setor de Recursos Humanos possui a grande responsabilidade de não apenas recrutar, mas também selecionar os melhores candidatos, criar medidas internas para apurar o desempenho dos colaboradores e claro, realizar a rotina trabalhista (admitir, demitir, registrar o período de férias, manusear folhas de ponto e etc).
Apesar de muitas empresas não possuírem o setor de RH, ele é importante para que as demais áreas funcionem corretamente. É para onde os colaboradores podem recorrer quando precisam, e são esses gestores que conversam diretamente com os donos da empresa.
Quando não há um setor de RH na organização, outros profissionais precisam fazer o trabalho desse departamento, conciliando com outras atividades. Tudo isso pode deixar os profissionais sobrecarregados com tantas funções e atividades a serem feitas diariamente.
Como o RH pode representar uma vantagem competitiva para meu negócio?
Um RH bem organizado e engajado com a cultura da empresa, pode ajudar a impulsionar o seu negócio e assim fazê-lo crescer. Vamos conferir abaixo como isso pode ser possível:
Otimizar o processo de recrutamento e seleção
Esqueça os processos manuais: com a chegada da tecnologia, é preciso pensar em sistemas inteligentes de recrutamento, como por exemplo, utilizar softwares e programas específicos para selecionar os candidatos, reunindo as principais informações e assim escolher o (a) melhor candidato (a).
Quais são as metas da empresa
Seja uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, todas precisam ter um planejamento estratégico de crescimento, expansão e objetivos bem claros.
Mas, como o RH pode ajudar nessa fase? Com um processo de recrutamento e seleção otimizado (utilizando softwares e programas específicos), deve-se investir em treinamento para os colaboradores a fim de que estejam alinhados com as metas da empresa.
O que se espera do profissional de RH?
Agora que já sabemos qual é a importância do RH na empresa e as características positivas que o tornam uma vantagem competitiva, é preciso entender o que se espera do profissional desse setor nos próximos anos:
Saber se comunicar
A boa comunicação não deixa espaços para mal-entendidos, já que transmite a mensagem exata aos ouvintes. No RH, essa habilidade é extremamente importante, pois lida diretamente com as pessoas.
- Deve-se explicar bem qual a função de cada colaborador, bem como o que a empresa espera dele;
- Abrir espaço para que os colaboradores falem sobre suas dificuldades e conflitos no âmbito empresarial e pessoal (já que esse interfere diretamente no trabalho);
Ter uma boa base de conhecimentos, buscar aprender cada vez mais
O profissional de RH deve estar por dentro das leis trabalhistas, bem como das novidades e atualizações dos processos internos da empresa, a fim de desempenhar bem a sua função.
Promover o aprendizado por meio de bolsas de estudo, fazer cursos e especializações, também faz parte de uma boa gestão do RH.
Ser imparcial e um bom mediador
No âmbito empresarial, é normal acontecer conflitos e outros atritos entre as pessoas, mas a grande diferença está na postura dos líderes e gestores, em como eles irão lidar com tudo isso.
Em uma empresa familiar, por exemplo, pode acontecer de os gestores tomarem partido em favor de um membro da família quando os conflitos aparecem.
Mas, no setor de RH os profissionais devem adotar uma postura de imparcialidade, sendo também bons mediadores entre as partes, trazendo assim uma solução para o problema.
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