A etiqueta de gôndola é uma importante aliada do varejista na hora de registrar as informações das mercadorias, ajudando na automatização do processo de venda.
As etiquetas de gôndola vieram para trazer ainda mais praticidade aos estabelecimentos que as utilizam e segurança para o consumidor, visto que elas asseguram as informações sobre os produtos, principalmente a questão do preço.
Por que utilizar etiquetas de gôndola?
Toda vez que vamos ao supermercado fazer compras, é normal observamos as etiquetas que estão nas prateleiras para comparar os preços entre marcas que vendem o mesmo produto. As etiquetas de gôndola, além de informar ao consumidor o valor da mercadoria, ela também pode conter informações de promoções – por exemplo, compre 2, leve 3 –, outros tipos de informações complementares e o código de barras ou QR code.
Dessa forma, utilizar etiquetas de gôndola é de extrema importância para os estabelecimentos, principalmente para os grandes comércios, visto que as informações do produto ficam de fácil acesso aos funcionários através do código de barras ou QR code. E, além disso, todos os consumidores têm acesso ao preço e outras informações importantes para decidir se farão a compra ou não.
Os tipos de etiqueta de gôndola que o varejista encontra no mercado são
Etiquetas de gôndola de papel;
Esse é um dos tipos mais tradicionais de etiqueta de gôndola. Por se tratar da informação que fica à frente dos produtos nas prateleiras, é preciso que a impressão seja realizada em um tamanho especial e em um padrão, pois deve conter preço, descrição do item e código de barras das mercadorias.
Etiqueta de gôndola adesiva;
A etiqueta de gôndola adesiva tem a mesma aplicabilidade da de papel, porém conta com uma cola que serve para fixar ao local reservado na prateleira. Esse tipo de etiqueta também é utilizado em produtos que possuem identificações diferentes ou que possuem algumas particularidades em sua embalagem.
Etiqueta de gôndola eletrônica;
Com a modernização das coisas, existem no mercado, modelos de etiquetas eletrônicas. São dispositivos que ficam à frente dos produtos nas prateleiras. Além da questão estética, pois deixa o supermercado com uma aparência mais moderna, essas etiquetas são eficazes durante a troca de preços. Basicamente, basta um comando do software de gestão para atualizar todos os preços da loja.
Outros benefícios desse tipo de etiqueta são: economia de papel, pois não é preciso impressão, e o fato de ser ecologicamente correto, pelo mesmo motivo.
Integração com o sistema de gestão do varejista
O sistema de gestão é o principal software da operação de um estabelecimento do varejo, pois é responsável pela integração entre vários setores e processos de um negócio.
É aconselhável contar com um ERP que tenha integração com diversas impressoras de etiquetas.
Usando a funcionalidade do sistema de gestão, o varejista consegue gerar novas etiquetas e mandá-las automaticamente para a impressora, garantindo, além da precificação correta dos produtos, o aumento de produtividade operacional da sua loja.
É obrigatório usa etiqueta de gôndola?
No mês de julho de 2021 foi publicada uma lei que altera as informações obrigatórias nas etiquetas de gôndola.
No dia 01.07.2021 foi publicada a LEI 14.181 de 01 de julho de 2021, que altera a Lei nº 8.078, de 11.09.1990 (Código de Defesa do Consumidor – CDC) e a Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso).
A LEI exige mudanças nas informações das etiquetas de gôndola, que agora devem ter, inclusive as promocionais, os seguintes dados:
- Preço por unidade de medida;
- Preço total;
- Características do produto;
- Código de barras;
- Demais informações.
A regra se aplica a todos os produtos comercializados pelos supermercados, industrializados ou não.
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