Quem trabalha com vendas no varejo sabe que não há nada melhor do que uma boa comunicação para aquecer o faturamento! Por isso, aproveitamos o assunto e criamos este post especial com dicas para impulsionar os resultados do seu restaurante. Afinal de contas, você sabe como criar boas praticas para vender mais no seu delivery.
Para contornar um momento de crise e atender uma nova necessidade das pessoas, muitos empreendedores do segmento alimentício resolveram migrar para outras opções de atendimento.
Pensando na logística de tempo e deslocamento dessa pessoa, muito provavelmente ela teve de recorrer a um serviço de alimentação fora do lar, seja todos os dias ou esporadicamente.
Mas que estratégias adotar para vender mais nesse modelo operacional? Se você quer otimizar o desempenho do seu negócio, continue a leitura e veja que mudanças podem fazê-la faturar muito mais!
Atrair o público-alvo do seu negócio
O cliente é o centro de tudo! Não há nada melhor do que atrair aqueles clientes que você deseja para o seu restaurante. As campanhas promocionais são estratégias perfeitas para fazer isso acontecer. Como é comum a qualquer promoção, existe uma etapa de planejamento (pensando em datas estratégicas), direcionamento das ações para públicos específicos e avaliação dos resultados de vendas.
A tecnologia como diferencial competitivo para restaurantes e pequenos negócios
O uso da tecnologia aplicada aos serviços de alimentação é uma das principais formas de operar um estabelecimento com produtividade, otimização em serviços de entregas e redução de desperdício.
Com o uso de tecnologias criadas por empresas de Food, por exemplo, é possível trabalhar com processos mais ágeis em toda a cadeia de produção, o que, consequentemente, colabora para o crescimento e desenvolvimento de restaurantes e pequenos negócios.
Neste cenário pós-pandemia, adotar um Sistema para food service é mais que um diferencial, é uma necessidade para se manter competitivo.
Use as mídias sociais como canais de vendas
As mídias sociais podem ser mais do que um mero canal de comunicação e interação. Elas devem ser usadas como um canal de venda para incrementar o faturamento do seu estabelecimento. A sacada aqui é estar onde os seus clientes estão, afinal, todos nós usamos as mídias sociais diariamente. Por meio de chatbots, ofereça a seus clientes a possibilidade de realizar pedidos com agilidade, de forma intuitiva e interativa, e sem a necessidade de contratar mais profissionais para isso. É aumento das vendas sem a necessidade de investir muito. É isso que todo gestor deseja, não é mesmo?
Crie programas de indicação
Outra estratégia eficaz é a criação de programas de indicação. Essa é uma dica que é independente em relação à sazonalidade, pois seu objetivo principal é captar novos consumidores, sem depender do período do ano.
O funcionamento é bem simples. Junto ao produto, você envia uma mensagem ao cliente explicando que ao indicar outro consumidor ele será recompensado com algum item, desconto ou serviço. A estratégia é bem funcional, ainda mais para quem deseja acelerar a independência dos apps e marketplaces.
Drive-Thru
O Drive-Thru é um sistema que já é utilizado há anos por grandes franquias de fast-food, tanto no Brasil como no mundo.
Mesmo antes da pandemia, esse sistema de atendimento em que o cliente vai até a rede de alimentação e faz o pedido sem sair do carro já era bastante comum..
É daí que vem o nome Drive-Thru, pois, basicamente, é um sistema que consiste na entrega dos pedidos para os clientes dentro dos seus próprios carros.
Na pandemia de COVID-19, essa tendência se intensificou bastante e deve permanecer em alta. porque é um método seguro para que cada cliente faça o pedido e o aproveite como quiser: em seu próprio veículo ou em casa, em ambos os casos, evitando aglomerações e mantendo o distanciamento social.
Tenha boas fotos de seus produtos
Muitas vezes você está passeando por uma rede social e de repente aparece uma imagem de um lanche apetitoso em sua tela. Isso faz você pesquisar mais sobre o restaurante e verificar os preços e, com frequência, não resiste e faz o pedido. Esse é o caso mais comum de compra por clientes das redes sociais e tudo isso começou com uma foto apetitosa.
Investir em qualidade visual é importante para conseguir demonstrar a satisfação que aquele alimento pode oferecer. Obviamente a imagem não é o começo e o fim do processo de conquista do restaurante, mas é a isca que atrai o cliente.
Estruture seu processo de entrega
Ter um processo de entrega bem estruturado e eficiente vai garantir tranquilidade para o gestor e satisfação aos clientes, além de estabelecer com clareza o custo logístico da operação. Nesse caso, é necessário estabelecer uma demanda estimada, a região que será realizada entrega, qual o tempo aproximado do envio e qual o tamanho da equipe de entregadores é necessário para atender a todos.
Também é importante repassar para os consumidores um tempo de entrega que seja mais ou menos 15% superior ao tempo normal. Isso permite que, caso haja algum atraso, o cliente não se sentirá prejudicado ou então, se em um cenário positivo a entrega ocorrer em tempo normal, o consumidor ficará satisfeito com uma entrega mais rápida do que o esperado.
Ao utilizar essas estratégias, é possível chegar a novos clientes e fidelizar mais pessoas. Em um mercado que se torna cada vez mais competitivo, é indispensável adotar estratégias e melhorias constantes para atentar para as mudanças de comportamento dos consumidores.
Solicitar que os clientes avaliem seu restaurante.
As avaliações surgem voluntariamente em dois casos: quando o serviço é ruim ou quando ele é extraordinariamente bom. Ou seja, a melhor forma de receber as avaliações é pela qualidade, mas você também pode fomentar a sua clientela para que avalie seu restaurante.
Uma das opções é inserir uma mensagem na embalagem ou em um panfleto a parte, nos quais você agradece a compra e, sutilmente, solicita uma avaliação no app de delivery. Mas, não peça necessariamente por uma avaliação positiva. Deixe o seu cliente à vontade para decidir sobre isso.
Embalagens para delivery.
A escolha ideal de embalagem compreende inúmeros aspectos quanto a preservação do alimento, cuidados com a viagem, interação com o cliente e alguns pontos importantes referentes à marca da corporação.
Resultado:
Cozinha organizada e comida quentinha e fresca na mesa do cliente, seja em casa ou no salão. O Uniplus Gourmet garante o recebimento de pedidos delivery com agilidade para acelerar a sua operação, não perder vendas e aumentar a satisfação do consumidor.
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