Como emitir a NFS-e.

A emissão da NFS-é um processo diferente de outros documentos fiscais. Nesse caso, a emissão é realizada no site da prefeitura do município em que a empresa prestadora de serviços está sediada. E, justamente por isso, a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica é mais complexa.

O principal obstáculo é que não existe uma padronização para a emissão pelas prefeituras – cada uma pode definir o processo que considerar melhor. Dessa forma, pode ser preciso criar login e senha em uma cidade, enquanto em outra pode ser possível usar um certificado digital.igi

Seja qual for o critério usado, a empresa precisará se credenciar no site da prefeitura de sua cidade, onde estão todas as informações necessárias para a emissão da NFS-e.

A emissão por meio de softwares de gestão facilita esse processo, já que os softwares realizam a comunicação com diferentes prefeituras e a empresa não precisa ter login em diversas prefeituras. Com isso, é possível usar uma única solução para se comunicar com todas as prefeituras. A Compucenter Softwares possui essa cobertura na grande maioria dos municípios do Brasil. 

Quando usar a NFS-e?

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) deve ser utilizada na prestação de serviços de qualquer natureza. Assim, negócios como clínicas médicas, escolas, academias e consultorias emitem a NFS-e como comprovante das transações. A NFS-e pode ser usada tanto no ambiente físico (serviços estéticos ou de beleza, por exemplo) quanto no digital (cursos online, entre outros). 

O quanto de impostos você paga na NFS-e?

Os impostos que serão pagos em cada NFS-e dependem do regime tributário da empresa. Quem está no Simples Nacional está sujeito a alíquotas diferentes de quem atua sob Lucro Presumido – que também são diferentes do Lucro Real. Além disso, cada município tem autonomia para definir as alíquotas de seus impostos (como o ISS). Por isso, é preciso estar muito atento: conte com a parceria do seu contador para te ajudar a calcular corretamente seus impostos. 

Entre as vantagens do uso da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) estão:

  •   Redução dos custos de impressão, organização e armazenamento dos documentos fiscais;
  •   Simplificação das obrigações relacionadas à emissão de documentos fiscais;
  •   Melhora nos processos de gerenciamento de documentos;
  •   Mais qualidade na informação sobre as transações;
  •   Geração online automática de guias de recolhimento de impostos;
  •   Eliminação da necessidade de escrituração dos livros e da apresentação da Declaração de Informações Econômico-Fiscais (DIEF).

À primeira vista, tudo isso pode parecer complexo. São diversos detalhes e, sem dúvida, é preciso estar atento para atender a todos os requisitos e processos determinados pelos municípios. Por outro lado, NFS-e é essencial para as empresas e trazem grandes vantagens para a operação do negócio e para o relacionamento com o Fisco.

mais de 15000 clientes utilizam as nossas soluções

Conheça alguns de nossos clientes