Cadastro de produtos e sua importância para empresa.

Você está fazendo o cadastro de produtos no seu estabelecimento de forma eficiente? Esse processo faz a diferença dentro de uma empresa, principalmente quando é preciso otimizar a logística e evitar o desperdício de recursos. O controle de estoque é fundamental para encontrar os produtos no sistema, mantê-los atualizados e ter certeza da entrada e saída de mercadorias no local.

Tendo isso em mente, é imprescindível que o contribuinte faça o cadastro de produtos de maneira correta, uma falha nesta cadastro poderá ocasionar em recolhimento a maior de tributos, ou o não recolhimento de tributos sobre a comercialização de um produto gerando com isso multas indesejadas. Tudo inicia no cadastro.

Os gargalos como o do exemplo acima podem até parecer pequenos, mas, quando somados, podem trazer um prejuízo enorme para o estabelecimento. Por esse motivo, fazer o cadastro correto e com segurança é um investimento que deve ser levado muito a sério.

Defina um funcionário responsável por essa etapa

Uma dica fundamental para fazer um cadastro da forma correta é determinar que um colaborador seja responsável por esse processo. Mesmo que, às vezes, seja necessário que várias pessoas realizem o cadastro para otimizar o tempo, é indicado que haja apenas um revisor para acompanhar essa etapa de perto.

Esse responsável precisa ter conhecimento de todas as etapas para conseguir orientar os outros colaboradores da forma adequada. Além disso, é interessante que saiba estabelecer prazos para o cumprimento das atividades para que não haja gargalos e nem atrasos referentes ao processo como um todo.

Erros mais comuns no cadastro de produtos.

Entre os erros que costumam aparecer quando se faz uma revisão de cadastro de produtos podemos citar a duplicidade de item no cadastro. Ela ocorre pela falta de atenção ao que já está no banco de dados, o que afeta o controle de estoque e o inventário, ficando perceptível na Escrituração Fiscal digital (SPED ICMS), que contém registros específicos para os produtos. Um bom sistema fiscal pode resolver isso facilmente.

Outro erro é ter a vigência de códigos expirada. Isso acontece também por desatenção, já que os NCMs possuem data de início e fim de vigência. Quando isto não é observado, é detectável por auditores eletrônicos e pode causar erros e advertências na validação de declarações acessórias eletrônicas, atraindo a atenção do Fisco. E ninguém quer isso, não é mesmo?

E, entre os mais graves, está a tributação incorreta. Isso causa diferenças no recolhimento dos tributos para menor ou para maior, a legislação que os disciplina possuem hipóteses exclusão para os cálculos de fechamento como também o majoramento de algumas alíquotas. Pode gerar autuações e multas as empresas, pois o fisco tem o direito de verificar os últimos 5 anos da movimentação fiscal. É esse o ponto principal aqui!

Imagine o tamanho da frustração do varejista incapaz de localizar o seu próprio produto no estoque ou de se ver pagando os tributos de forma errada por um erro inicial! 

Qual a vantagem de investir em uma revisão fiscal e um software para sua gestão de produtos?

Redução de riscos 

Logo de cara você já se beneficia com a possibilidade de poder identificar, calcular, mensurar e diminuir riscos na esfera tributária. Uma vez que o recolhimento de tributos obrigatórios, está, ou pelo menos deveria, no seu planejamento financeiro. Isso vai de encontro com a redução de prejuízos e da chance de penalidades fiscais.

Identificação d benefícios fiscais 

Ta aí uma palavra que gostamos de ler: benefícios! E eles existem, sim, e estão à sua disposição para serem utilizados. Mas você só conseguirá identificar os créditos fiscais aos quais tem direito se fizer uma revisão tributária eficiente em seu negócio. Não aproveitar essa vantagem, também significa perder dinheiro. 

Planejamento tributário e de preços

O planejamento tributário permite que você tenha uma visão 360º da sua empresa e consiga identificar os pontos cegos que vão exigir mais dedicação. Porque de nada adianta estar com uma parte do processo redonda, se tem algo de errado no meio do caminho. É como se você estivesse o tempo todo apagando incêndios e nadando sem sair do lugar.

Além disso, o uso da ferramenta também vai te alimentar com dados suficientes para que você consiga ter um panorama muito melhor no momento de comprar, e principalmente, de vender seus produtos, ajudando a precificar cada mercadoria. mantendo assim, um equilíbrio saudável entre saída e entrada de receita. 

Conte com plataformas que facilitam o cadastro

Como você pôde perceber, fazer o cadastro de produtos de forma correta não é difícil e é extremamente importante para o funcionamento da empresa. Para que essa tarefa seja feita de modo eficiente, é preciso contar com a ajuda de uma empresa especializada, que realize o serviço uma única vez e distribua as informações para todos com consistência, padronização e acuracidade.

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