Se você não entende muito bem o que é essa solução, ou pensa que ela só adequada a grandes empresas, é hora de saber mais sobre o assunto
O sistema de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é um sistema que tem como principal objetivo fazer a integração entre as vendas de cartões e o seu processo de automação comercial do PDV. Ele também é responsável por fazer a comunicação entre o estabelecimento comercial e a operadora de cartão.
Basicamente o TEF é o sistema que possibilita que você tenha uma máquina de cartão integrada ao seu programa de vendas do PDV.
Ou seja, isso significa que o valor do cartão de crédito será inserido pelo software do PDV – não há digitação da operadora de caixa.
Qual é a diferença entre TEF e POS?
Quando o assunto é sistema TEF, muitas pessoas ficam na dúvida se, justamente, TEF e POS representam o mesmo conceito.
Vamos esclarecer então!.
A sigla POS (Point of Sale ou, simplesmente Ponto de Venda) nada mais é do que a maquininha de cartão, sendo ela portátil ou não.
Já a TEF, como vimos, é o sistema instalado no caixa(PDV) que integra o PinPad (máquina para a leitura do cartão) com o sistema de gestão de pagamentos da loja.
Sendo assim, ambos os sistemas são usados para que o varejo possa receber os pagamentos de seus produtos ou serviços por meio de cartões (débito e crédito).
Por que minha loja precisa de um TEF?
Utilizar um sistema que integra o software do ponto de venda e o recebimento de cartão traz para sua loja vários benefícios, o mais importante é a exclusão de erros na hora de digitar o valor a ser pago em cartão.
Sem contar que hoje as empresas precisam flexibilizar as formas de pagamentos, uma vez que grande parte dos consumidores não carregam mais dinheiro em espécie no dia a dia, preferindo sempre os cartões.
Diminuição da fila dos caixas
Passando pelo TEF o processo de compra será realizado em um período de tempo menor, se comparado ao POS. O sistema irá agilizar o recebimento de cartão, pois ao passar uma compra em seu sistema do PDV, automaticamente será mandando para a máquina o valor a ser cobrado no cartão. Ou seja, a operadora de caixa economiza tempo por não precisar digitar o valor.
Prevenção contra fraudes
Utilizando um sistema de TEF você evitará fraudes no processo de recebimento de cartões, essas fraudes podem ocorrer por parte de funcionários realizando transações diferentes das registradas pelo sistema de vendas ou mesmo, utilizando outra máquina POS para receber as vendas. Veja alguns detalhes para evitar prejuízos nas vendas de cartões:
- Tenha certeza se o POS que está na sua loja é realmente o seu
- Concilie suas vendas de cartão
- Acompanhar as taxas de roteamento
- Troca de dinheiro por cartão
- Cancelamento de venda
Negociação de melhores taxas
O POS, a famosa maquininha de cartão, é fornecida pelas operadoras. Portanto, você necessariamente tem de passar o cartão somente na operadora contratada (exemplo: Rede, Cielo, Stone, etc). Já com o TEF você consegue escolher, de acordo com a bandeira, a operadora que deseja usar. Isso lhe dará mais força para negociar taxas, pois sua loja não fica presa a uma operadora, como é o caso quando se usa o POS.
Controle das vendas de cartão
O TEF disponibiliza mais informações úteis para sua loja, pois ele fornece relatórios gerenciais, nos quais você pode controlar os recebimentos, por caixa, operadora de cartão e etc.
Ficou interessado?
Para implementar um sistema de TEF na sua empresa, duas ferramentas são fundamentais:
- Software de TEF: instalado no computador, tablet, notebook ou celular, esse software é responsável por registrar as informações das compras por cartão. Ele armazena, portanto, dados relativos a valores e formas de pagamento com o Uniplus você consegue fazer isso.
- PinPad: é a maquininha que faz a leitura do cartão. Como ela é conectada ao computador, as informações sobre a transação de compra são transmitidas automaticamente ao software de TEF, você pode adquirir esse equipamento ou alugar com sua operadora de cartão.